Entenda como lidar com overbooking de hotéis e pousadas.
Hotéis e pousadas são obrigados a disponibilizar acomodações equivalentes ou superiores em seus estabelecimentos ou em outro no mesmo local ou a restituir clientes em caso de overbooking em suas reservas.
Viajar, na maioria das vezes, é sinônimo de tirar um tempo de descanso da rotina e vivência de outras experiências. Por isso, geralmente exige uma preparação anterior, como um planejamento do orçamento que será gasto, escolha dos transportes que levarão o turista até o local escolhido e até mesmo a acomodação, como aluguel de apartamentos ou diárias em hotéis ou pousadas.
Todavia, dores de cabeça podem ocorrer e é preciso ter consciência da possibilidade de existência delas. Uma das situações desagradáveis que podem acontecer é chegar no local e descobrir que não há mais vagas para acomodação, mesmo com o viajante já tendo reservado antecipadamente uma vaga e até mesmo já tendo pago por ela. É o chamado overbooking em reservas de hotéis ou pousadas.
O overbooking acontece quando o estabelecimento vende mais vagas do que o local tem capacidade de acomodar, o que costuma ocorrer em datas comemorativas e feriados, como nas festas de fim de ano, no carnaval e na semana santa, por exemplo.
O overbooking nesses casos pode ocorrer por diversos motivos, dentre eles:
- Falta de controle por parte do estabelecimento na distribuição de seus pacotes, como em casos onde o local divulga suas acomodações em diversos sites terceirizados e acaba perdendo a noção de quais vagas já foram preenchidas e quais ainda estão disponíveis.
- Por contar com uma possível porcentagem de cancelamento de reservas por parte dos clientes e até mesmo não comparecimento de pessoas que se comprometeram a ir.
- Para aumentar o faturamento, pois conta com o cancelamento de um dos clientes que fez a reserva e acredita que ganharão com a multa por tal cancelamento e ainda assim terão um segundo hóspede para suprir o não comparecimento do primeiro.